Roteiro 10 dias Jalapada: Jalapão + Chapada das Mesas

É bom quando conseguimos colocar mais de um destino no mesmo período, economizando passagem de avião e curtindo ainda mais a viagem, não é mesmo?

O Jalapão se tornou muito famoso depois da novela das 20h da Globo em 2017, mas o que nem todo mundo sabe é que dentro da mesma viagem é possível incluir a Chapada das Mesas, com as mais lindas cachoeiras e paisagens.

O mais indicado é fazer com agência, pois as estradas são ruins e mal sinalizadas, a maioria das agências oferece todas as alimentações no pacote, sendo uma viagem para simplesmente aproveitar e não se preocupar com horários e planejamento. Indico fechar expedição de carro único, que vão no máximo 7 pessoas, para não lotar os lugares só com o seu grupo (como vimos acontecendo com outros grupos).

Fechamos nosso pacote com a Jalapão Expedições com transporte, passeios, alimentação e hospedagem por 10 dias e 9 noites no valor de R$4650/pessoa na virada do ano de 2018 a 2019. Tivemos gastos extras apenas com souveniers e bebidas. Infelizmente, tivemos alguns problemas com os donos da agência Michelle e Henrique, mas no final eles cumpriram com o contratado e curtimos demais a viagem.

Os roteiros entre as empresas diferem um pouco, por isso o melhor é compará-los, buscar as fotos e negociar trocar um ponto turístico por outro, se for do seu interesse. Vou compartilhar o nosso roteiro e dizer o que achei que valeu a pena, e o que não valeu tanto assim. Importante chegar em Palmas – TO 1 dia antes do início da expedição e a volta 1 dia depois da expedição.

Dia 1: Saída de Palmas para Carolina – TO (Chapada das Mesas)

Cachoeira do Dodô

Depois de 5h de viagem, deixamos nossas coisas na Pousada dos Candeeiros (que por sinal é UMA DELÍCIA), conhecemos nosso guia Ueliton Espíndola (o melhor da Chapada – SUPER INDICO) e partimos para a Cachoeira do Dodô.

É uma mini cachoeira, com chão barrento, mas incrivelmente de água morna.

Não é o lugar mais bonito da Chapada, de fato, mas vale para relaxar da longa viagem.

Por do Sol no Portal da Chapada das Mesas

Com uma trilha curta, chegamos no cartão postal da Chapada das Mesas.

O Morro do Chapéu de fundo complementa a paisagem, a grandeza das mesas através de uma janela natural.

É surpreendente! É incrível! É único!

Curtimos o final de tarde num cantinho especial, e já nos apaixonamos por esse lugar!

Dia 2: Encanto Azul/ Lagoa Azul

Encanto Azul

Esse lugar foi o nosso preferido de toda a Chapada!!

Para chegar na gruta, basta descer uma loonga escada bem sinalizada e se deparar com essa beleza natural.

Essa foto não tem nada de filtro, o dia não era do mais ensolarado, e ainda assim, a água cristalina, azul, calma, e MORNA, chamava para todos os mergulhos possíveis.

Lagoa Azul/ Cachoeira Santa Bárbara

Dentro do mesmo complexo está a Cachoeira Santa Bárbara, que leva esse nome por parecer a imagem de uma santa conforme a água da cachoeira cai sobre a rocha, e a famosa Lagoa Azul, como o nome sugere, uma lagoa de água azul cristalina, com poltronas naturais para curtir essa beleza.

Dia 3: Balneário da Pedra Caída

Esse balneário é uma propriedade particular com cachoeiras belíssimas. O Balneário tenta tirar dinheiro dos turistas de todas as formas, e nesse dia foi essencial a presença do Ueliton como guia para nos levar até as cachoeiras sem pagar os valores extras absurdos do parque/hotel.

Cada cachoeira tinha uma trilha relativamente curta, e cada uma tinha sua beleza única, e a Cachoeira do Santuário entrou para a lista das cachoeiras mais lindas que já vi, não dá para representá-la com uma foto, mas acreditem, é de tirar o fôlego.

Cachoeira da Caverna
Cachoeira do Santuário
Cachoeira do Capelão

Dia 4: Cachoeira São Romão e Cachoeira do Prata

Um dia mais de boa no roteiro, passamos a tarde curtindo uma prainha de rio e passeando de caiaque. Mais uma vez a importância de um guia experiente, o Ueliton nos levou atrás da cachoeira, alertando dos cuidados pelo solo escorregadia e alto volume de água, mas caramba, que experiência!

DCIM\102GOPRO\G0113812.

Dia 5: Morro do Chapéu e Retorno para Palmas

Dia de trilha intensa e nível de dificuldade alto, alguns tombos, e despedida da Chapada. Mais uma vez exalto nosso guia, porque ele foi fera, respeitado o limite do grupo e cuidando de cada um individualmente. Se você não é fã de escalaminhada, aconselho não fazer esse passeio, mas se você é adepto a trekking, vai ser o dia da recompensa!

Depois do almoço, o retorno para Palmas como ponto de parada, e partir para Jalapão no dia seguinte.

Dia 6: Saída de Palmas para Jalapão (Ponte Alta- TO)

As estradas do Jalapão são muito ruins e é indicado um 4×4 para viajar por elas, com pouca sinalização e zero sinal de celular. A parte boa é que todos os lugares tem boa acessibilidade, sem trilhas, ideal para viajar em família, com crianças e idosos.

Cachoeira Escorrega Macaco e Roncadeira

São Cachoeiras bonitas mas que acabam perdendo um pouco o encanto depois de tanta cachoeira linda da Chapada das Mesas. Geralmente entram no roteiro por estar no caminho para Ponte Alta, mas se puder trocá-la por outro ponto do seu interesse, pode valer mais a pena.

Canyon Sussuapara

Outro ponto de parada que não surpreende. É um canyon pequeno, com uma quedinha d’água que dá para se molhar. Também vale trocá-lo por outro ponto se a agência permitir.

Pedra Furada

Ponto alto do dia foi o finalzinho da tarde na Pedra Furada, o cartão postal do Jalapão. Não tivemos a sorte de pegar um pôr do sol alaranjado, mas mesmo assim valeu a pena. A caminhada é curtinha, e para os blogueiros de plantão, rende boas fotos.

Dia 7: Trajeto até Mateiros – TO com paradas

Cachoeira da Velha e Prainha do Rio Novo

Ponto contemplativo da Cachoeira da Velha e parada para banho na prainha de água doce do Rio Novo. Não achamos nada de muito diferente, é um lugar gostoso para passar uma tarde tranquila, mas talvez não para conhecer durante uma viagem.

Quilombo Rio Novo

O almoço foi pé na areia nas cabanas de palha e pau a pique do Quilombo Rio Novo.

Comida caseira, tempero nordestino, e o melhor, À VONTADE!

É, ainda não tinha avisado, mas se programe para ganhar uns kilinhos nessa viagem, porque não tem como não repetir essas comidas!

Dunas do Jalapão

O ponto alto do dia ficou para as Dunas do Jalapão, que para nós teve um significado ainda maior, pois recebi um pedido inesperado de casamento ❤ e nesse cenário de filme, ficamos noivos, no primeiro dia do ano de 2019.

Dia 8: Fervedouros (Finalmente)

Nem só de fervedouros vive o Jalapão, mas é o ponto principal né? Dentre os tantos fervedouros da região, aconselho olhar as fotos e negociar com a agência os que você mais gostar. Não me arrependi nem um pouco da nossa seleção e recomendo! O nossa guia Ítalo fez o itinerário pra otimizar os horários e pegamos os fervedouros praticamente só pra nós.

Os fervedouros parecem um Óasis de águas cristalinas cercados por vegetações selvagens. São nascentes de rios subterrâneos com uma camada muito fina de areia, que com a alta pressão da água do lençol freático, passa a brotar do chão e não te deixa afundar. Esse fenômeno é chamado Ressurgência.

Fervedouro Encontro das Águas

Tem que chegar cedinho porque nesse fervedouro só entram 4 pessoas por vez, e é o melhor abre alas pra dar um gostinho desse fenômeno da natureza de areia “borbulhante” que você do não afunda nem a pau.

Fervedouro do Ceiça

Esse é sem dúvida um dos mais bonitos, a areia “movediça” não é tão forte mas o cenário ao redor é lindo!

Fervedouro Rio Sono

Terceiro do dia, cada um com sua beleza especial.

Fervedouro Buriti

Todos os fervedouros tem tempo limite por grupo quando tem fila para que todos possam visitar. Fomos bem no finalzinho do dia e pudemos ficar todo o tempo que quisemos, até o dedo enrugar. E talvez por isso, esse fervedouro foi o nosso preferido.

Dia 9: Fervedouro e Cachoeira

Cachoeira do Formiga

A cachoeira de água mais cristalina! Chegamos cedinho e pegamos a cachoeira bem vazia, de tanto de gostamos quase deixamos de ir no fervedouro que estava no roteiro. Foi o melhor banho de toda a viagem.

Fervedouro Buritizinho

Esse fervedouro tem o formato mais diferente de todos, mas não é o melhor para banho, pelo menos não para os baixinhos como eu, que não dá pé rs.

Dia 10: Saída do Jalapão para Palmas com paradas

Fervedouro Bela Vista

Esse fervedouro é um dos maiores e mais antigos, competindo com o Fervedouro do Alecrim. Fechamos a rota dos fervedouros com chave de ouro.

Cachoeira das Araras

Essa é aquela parada só pra encher roteiro. Se pudesse trocaria facilmente por outro fervedouro.

Serra da Catedral

Parada apenas para a foto clichê em cima do carro com a Serra da Catedral de fundo. É a despedida da viagem com fotos do grupo da expedição.

E assim terminamos nossa Expedição de Chapada das Mesas + Jalapão. De volta para Palmas com muuuuita foto e muitas memórias sobre lugares incríveis do Brasil.

3 thoughts on “Roteiro 10 dias Jalapada: Jalapão + Chapada das Mesas

Leave a comment